Apresentação do prato

Costuma-se dizer que ” quem vê caras, não vê corações “  mas no que toca aos pratos não é bem assim.

Os pratos dizem muito sobre as escolhas alimentares de cada um e ajudam-nos a avaliar a nossa alimentação diária, por isso nas minhas consultas dou especial importância às fotografias dos pratos e à completa descrição alimentar.

Quando falamos em alimentação saudável e quando queremos controlar o nosso peso e gordura corporal, devemos ter em conta que o prato deve ser dividido em duas ou três partes, deve ser colorido, rico em fibras e organizado segundo a hora do dia. Quanto mais tarde for, menos energia vamos necessitar por norma (a menos que trabalhe por turnos e que incluam turnos noturnos).

Assim sendo, sugiro que comece sempre por acrescentar os alimentos por esta ordem:

1º Lugar: Vegetais – 50% no mínimo, ou seja, metade do prato deve ser colorido e repleto de vegetais (saladas, legumes, frutas, podem estar incluídos)

2º Lugar: Proteína – 25% até 50% do prato

Podemos incluir peixe, carne, ovo, marisco, queijos, ou outras opções que aportem valor proteico ao prato.

Evitar os fritos e opções ricas em gorduras de má qualidade.

3º Lugar: Hidratos de Carbono – até 25% do prato

Incluímos arroz, batata, massa, puré, feijão, grão, ervilhas, trigo sarraceno, pão, etc.

Esta é a porção do prato que varia muito consoante falamos do almoço ou do jantar. Para quem quer perder peso, particularmente gordura corporal, deve reduzir ou eliminar esta porção no final do dia.

 

NOTE: estas recomendações são recomendações gerais, devem depois ser particularizadas caso a caso. Por exemplo se a pessoa não pode comer vegetais ou se tem limitação nas porções proteicas, etc.

Mais alguns pontos a ter em conta:

  • O Tamanho do prato: Quanto maior for o prato, maior a quantidade de alimentos necessários para o encher. Opte por escolher pratos médios ou pequenos e evite escolher os maiores se o seu objectivo é reduzir peso.
  • Não repita. Se tem este hábito, comece por aí. Não passe do primeiro.
  • Atenção à Quantidade de gordura: por vezes o prato está bem distribuído e ajustado mas o que acrescentamos pode “estragar tudo”. Refiro-me ao excesso de azeite, molhos, natas, etc.

 

Já costuma seguir estas indicações?

Os seus pratos costumam ter este aspecto?

Faça a sua avaliação tirando fotografias aos seus pratos e confirme todos estes pontos que falamos.

Deixe um comentário