O açafrão é uma especiaria derivada da flor de Crocus Sativus*, muito utilizado como especiaria desde a antiguidade, também conhecido como o Ouro Vermelho pelas suas propriedades únicas.
Para além dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios já bastante divulgados, as últimas pesquisas identificam-no como sendo um forte aliado no tratamento da depressão severa, logo com efeitos antidepressivos interessantes.
Mas como usar o açafrão?
É recomendável adquiri-lo em estigmas, e não moído, para evitar consumir um açafrão misturado com outros de qualidade inferior. Tendo um sabor muito forte e para evitar que se sobressaia no tempero, devemos moer as ervas e diluí-las no caldo da receita por 10 – 15 minutos antes de terminar a preparação / cozimento.
Funciona muito bem em pratos à base de arroz, carnes, peixes, guisados, aves, caldos, sopas, molhos, recheios e massas.
NOTA: A Cúrcuma e o Açafrão vêm de plantas diferentes: a Cúrcuma é um rizoma — um caule subterrâneo, da família do gengibre, já o Açafrão é extraído do estigma de uma flor *, mas muitas vezes confundem-se não só pela cor mas também porque a curcuma é conhecida por ser o açafrão-da-terra ou o gengibre amarelo.
Flor de Crocus Sativus