Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro e marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

Os objetivos deste dia são vários e incluem entre outros pontos, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo e ao mesmo tempo encorajar a participação da população, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

 

Pegando neste último ponto, cabe-nos a nós enquanto população ativa procurar soluções para mantermos uma alimentação saudável, cada vez mais sustentável e equilibrada ao longo da vida.

Bem sei que nos dias que correm se tornou um grande desafio pois com tanta informação disponível (às vezes até contraditória), numa era em que os produtos alimentares aumentam de dia para dia a uma velocidade alucinante, onde se multiplicam cada vez mais as estratégias, dietas e necessidades alimentares, onde aumentam os profissionais de saúde habilitados para tal mas também os curiosos da nutrição … pode parecer difícil, mas não é.

A alimentação deve ser individualizada e focada nas necessidades da pessoa naquele momento, não esquecendo os seus antecedentes pessoais e familiares. Deve ter em conta os seus gostos, estilo de vida, país, trabalho, etc. E deve ser avaliada e validada ao longo do tempo. Costumo dizer que tal como os carros que de “x em x km” têm que ir à revisão, nós também. Por norma é de década a década. Aos 20, aos 30, aos 40, aos 50, aos 60, aos 70, 80, 90… obrigatoriamente.

Se já é sabido que “somos o que comemos” devemos ter noção que também somos o que bebemos, o que pensamos, o que sentimos e o que absorvemos. E para além disso, somos o que repetidamente fazemos por isso temos que o repetir da melhor maneira possível. 

Os nossos resultados são a consequência dos nossos hábitos.

 

Deixo-lhe um desafio para este mês:

  • Parar por uns minutos e refletir no que está a fazer pela (e com) a sua alimentação. Reveja o seu plano e hábitos alimentares.
  • Se estiver no bom caminho e feliz com as suas escolhas alimentares, perfeito. Continue! 
  • Se se sente perdido e descontente com a sua alimentação, energia, saúde, peso e humor está na hora de tomar uma atitude. Não facilite, agende a sua consulta e foque-se hoje mesmo numa nova rotina, vontade e hábitos alimentares.

 

Deixe um comentário