Este é tema cada vez mais importante.
Já sabe ler rótulos? Só quando sabemos ler correctamente os rótulos dos alimentos, podemos fazer as melhores escolhas alimentares.
Apesar da maioria das pessoas reconhecer a importância dos rótulos alimentares, muitas têm dificuldade em interpretá-los.
Somos o que comemos … e o que escolhemos!
O rótulo é considerado o B.I. dos alimentos pois contêm todas as informações características desse alimento: ingredientes, composição, modo de conservação e de consumo.
Mas hoje em dia os rótulos trazem tanta ou tão pouca informação que se torna uma tarefa difícil compreendê-los.
Para que não fiquem dúvidas na hora de ir às compras, aqui ficam as indicações base que devemos ter sempre em conta na hora de escolher os alimentos.
Desde meados de 2011 que a legislação da rotulagem alimentar impõe que sejam referidos de forma legível o teor das proteínas, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, fibras, sal e o valor energético no rótulo de todos os produtos. A informação nutricional deve constar no mesmo campo visual , com as informações expressas por 100g ou 100ml de produto.
Assim sendo, o rótulo informa-nos acerca :
- Nome do alimento ou a sua denominação de venda
- Lista de ingredientes
- Utilização e modo de emprego
- Condições de armazenamento e conserva após a compra
- Prazo de validade
- Tipo de embalagem
- Quantidade na embalagem, com menção do peso/volume líquido
- Região de origem
- Nome e contactos do fabricante
Na lista dos ingredientes estão mencionados por ordem decrescente todos os ingredientes do alimento, ou seja, em 1º lugar aparece sempre o ingrediente que está em maior quantidade e por último o de menor quantidade.
Outro ponto chave é a Informação nutricional que nos ajuda a perceber quais os macronutrientes presentes e em que quantidades.
Aqui fica o exemplo das Bolachas Integrais
Estas bolachas integrais, por cada 100g têm :
9,2g de proteínas;
66,3g de hidratos de carbono, dos quais 6,2g são só açúcares.
Uma forma fácil de perceber se o alimento tem muito ou pouco açúcar é “transformá-lo” em pacotes de açúcar. Ou seja, se um pacote de açúcar tem em média 8g, por cada 100g destas bolachas consumidas estará a ingerir 1 pacote de açúcar aproximadamente.
Não se esqueça de comparar a lista de ingredientes para escolher o mais saudável, equilibrado e saboroso.
Estabeleça a melhor relação qualidade/preço.
Analise sempre o rótulo e não vá em “cantigas”, nem sempre a publicidade é fidedigna, nem transparente e as alegações nutricionais e alegações de saúde que muitas marcas publicitam, podem induzir o consumidor em erro por não corresponderem à verdade ou por falta de comprovação científica.