Actualmente os pacotes de açúcar passaram a ter entre 5 – 6g de açúcar mas mesmo assim se beber 3 cafés por dia, cada um com um pacote de açúcar, no final do dia chega às 15g e no final do ano aos 5 kg de açúcar consumidos!!! Somente à custa do açúcar dos cafés. Vale a pena repensar este tema.
O tamanho dos pacotes individuais de açúcar tem vindo a diminuir gradualmente sem que ninguém quase se aperceba. Se anteriormente chegaram a ter 10g de açúcar, depois passaram para os 8g e com a nova medida da Direção Geral de Saúde (DGS), a proposta é reduzir para metade chegando aos 4g até ao final de 2019. Com esta medida da redução do açúcar, a DGS visa reduzir o consumo de açúcar, diminuindo assim a taxa de doenças crónicas, especialmente a diabetes tipo 2 e a obesidade, dois dos principais problemas de saúde pública em Portugal.
Na verdade não há necessidade de acrescentar açúcar no café ou no chá, é tudo uma questão de hábito e existem várias estratégias para o ajudar. Aqui ficam duas:
• A mais radical, deixar de acrescentar o pacote de açúcar totalmente. Vai-lhe “custar” nos primeiros cafés que tomar, mas a partir dos 10º café, já nem se lembra deste tema.
• A outra sugestão, passar a acrescentar um pau de canela ou canela em pó ao seu café. Desta forma consegue aromatizar o café valorizando outros aromas. Em muitos cafés e restaurantes já é habitual encontrar paus de canela e canela em pó por isso é muito fácil seguir esta sugestão caso goste do sabor. Para além das muitas vantagens que o consumo de canela tem para a saúde.
É tudo uma questão de informação, determinação, vontade e atitude. Pela sua saúde!