Inspiring a Good Nutrition . Cátia Costa

Beringelas recheadas com cogumelos
beringelas1

Preparação:

1 - Lave e corte a beringela ao meio, na vertical. Com a ajuda da ponta da faca extraía a polpa, com cuidado para não perfurar a casca. Salpique as duas cavidades com sal e reserve. Pique a polpa da Beringela, removendo as sementes.

2 - Numa frigideira com um fio de azeite, refogue em lume brando o alho e a cebola picados, até esta ficar translúcida. Junte a polpa da beringela, o molho de tomate, mais um fio de azeite e mexa. Deixe cozinhar por 3 minutos e acrescente os cogumelos laminamos e cortados em pedaços. Quando estiverem macios, misture uma colher de sopa de natas, neste caso natas de coco, e tempere com sal, tomilho, pimentão-doce e pimenta preta.

3 - Entretanto aqueça o forno a 200 º C. Escorra o sal das metades da beringela, passe-as por água corrente e seque com papel absorvente. Pincele o interior com azeite e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, até ficarem tenras.

4- Recheie as metades com o preparado de cogumelos. Deite uma colher de sopa de natas em cada uma e distribua o milho-doce se desejar utilizar, e os tomates cortados ao meio.

5- Leve ao forno para gratinar, durante cerca de 15 minutos. Polvilhe com a raspa de limão e cebolinho antes de servir, como entrada ou prato principal.

Nota: escolha uma beringela madura - faça uma ligeira pressão com os dedos, se ficar marcada está no ponto.

Esta receita foi retirada e adaptada do livro “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar“ da Gabriela Oliveira.

Ingredientes:

1 beringela grande

Sal marinho e azeite qb

1 dente de alho

1/2 cebola

2 colheres de sopa de molho de tomate

150 g de cogumelos brancos ou portobello

3 colheres de sopa de natas de soja - opcional

Tomilho, pimentão doce e pimenta preta qb

5 tomates cherry

2 colheres de sopa de milho-doce - opcional

Raspa de limão e cebolinho fresco para servir

Deixe um comentário