Nunca se falou tanto de abacate como hoje em dia. E a culpa é desta nova tendência para uma alimentação mais saudável, mais consciente e o menos processada possível.
Encantada da vida com esta nova onda, aproveito para falar um pouco mais sobre este fruto que antigamente era posto de lado por ser considerado um fruto gordo e rico em calorias e actualmente ocupa o top5 das frutas mais saudáveis.
O abacate para além de ser super versátil ( pode ser incluido facilmente em pratos principais, lanches, sobremesas ou entradas), é uma das frutas mais completas e nutritivas, sendo ao mesmo tempo fácil de digerir graças à sua riqueza enzimática.
Mais…
É recomendado para as doenças cardiovasculares e processos inflamatórios, já que os seus compostos têm uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Destaco a sua riqueza em “gorduras boas”, as mono e poli-insaturadas, bem como a riqueza em potássio, magnésio e vitamina E.
Sendo o abacate um aliado da saúde mas também da dieta, pode ser consumido 1/2 a 1 abacate por dia para assegurar uma boa dose de proteína vegetal, fibras, vitaminas, minerais e ácidos gordos.
Uma dica é incluir o abacate no lanche da tarde para ajudar a reduzir a fome do final do dia, pois é altamente saciante.
Não tenha medo de o oferecer também aos bebés e crianças, pois é recomendado desde a introdução de alimentos não lácteos.