Kiwi dourado, uma das minhas descobertas recentes

O kiwi verde tradicional já é bem conhecido pela sua riqueza em vitamina C e por contribuir para a melhoria do funcionamento intestinal, sendo um forte aliado dos problemas de obstipação, tanto em crianças como em adultos.

Recentemente chegaram os kiwis dourados (ou amarelos) que são igualmente arredondados, mas a casca tem menos pêlos, a polpa é amarela, menos ácida, mais suculenta e com um sabor doce. Esta variedade já é produzida em Portugal mas como se vende em menor quantidade é mais cara comparativamente com os kiwis de polpa verde.

É uma excelente fonte de fibra dietética e vitaminas  C, E e K. Contém ainda níveis interessantes de sais minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Por 100g tem aproximadamente 60 – 70 calorias e o dobro da vitamina C que os kiwis verdes.

Um estudo feito com pacientes obstipados apontou que o consumo diário de kiwi, por 4 semanas, foi capaz de melhorar a obstipação e satisfação do hábito intestinal, levando à redução da necessidade do uso de laxantes (World J Gastroenterol; 13(35):4771-5, 2007)

Aqui fica mais uma sugestão para aumentarmos o consumo de frutas este mês: consumir 1 kiwi (dourado ou verde) diariamente para nos ajudar a melhorar o nosso sistema imunitário (que deve estar fortalecido no período do Outono e Inverno) e contribuir igualmente para o bom funcionamento intestinal.

Deixe um comentário