Pesar ou não pesar depois das férias?!

Na maioria das vezes, estar de férias implica fazer algumas extravagâncias alimentares:

  • porque estamos entre família e amigos e a situação pede,
  • porque visitamos um local diferente e “temos” que provar a comida típica,
  • porque em férias aquela cervejinha no final da tarde é imprescindível,
  • porque na casa da “minha sogra” não se faz dieta!

Independentemente dos excessos feitos, o mais importante é saber como equilibrá-los da melhor maneira.

Ficar na dúvida, com medo de subir à balança ou mesmo com medo de regressar à consulta, é um mau princípio e muitas vezes o princípio dos tais 5 ou 10 kg a mais que aparecem “sem saber como” entre os meses de Janeiro e Fevereiro.

Mas as contas que parecem difíceis, afinal são fáceis de fazer: Se acumularmos 1 ou 2 kg nas férias de verão, mais 2 ou 3 kg no período das festas entre o Natal e o Ano Novo, somamos 5 kg rapidamente. Não deixe para depois o que pode resolver hoje. A típica história do “depois recomeçamos a dieta” , “vou tentar perder para depois me motivar”… não resulta tão bem.

Um dos objetivos que proponho para este mês de recomeços de acordo com os excessos (mais ou menos significativos) cometidos durante as férias, é deixar as contas em dia. E porque o peso é apenas um dos parâmetros avaliados em consulta, tenha também curiosidade em saber e perceber como estão: a massa muscular, a massa gorda, a gordura visceral, o volume corporal, entre outros… e deixe surpreender-se com os resultados.

2 replies added

  1. MR 5 Setembro, 2018 Responder

    Aqui estou eu descrita na perfeição! Tem sido assim nos últimos anos, mas este ano não. Já me pesei e ao invés de ser só somar daqui até à passagem de ano, vai ser só subtrair! E com a ajuda da Dra. Cátia tenho a certeza que as contas vão bater certo! Obrigada

    • abakatept 12 Setembro, 2018 Responder

      É isso mesmo MR, obrigada pelo feedback e pela confiança.
      Vamos trabalhar para fechar as contas de 2018 em alta 😉
      Um beijinho.

Deixe um comentário